EXPERIÊNCIA REAL DE AULA
Hoje, dia 31 de março de 2017, à noite, aconteceu uma coisa bem legal durante uma aula particular de xadrez online. Durante uma explicação sobre esta partida, que ganhei para um jogador de rating FIDE 2067, em Curitiba-PR em 2016, disse por pura inspiração ao acadêmico esta frase no vídeo do youtube no final deste texto, olhe antes de continuar lendo este texto... E rapidamente o aprendiz ficou em silêncio por alguns segundos e disse bem calmamente: - Pode repetir professor?
Aí, fui explicar a posição... Neste momento, ele interrompeu-me, e falou: - Não professor! A posição não, mas sua última frase!
Sem entender bem o porquê, e repeti bem pausadamente: - O que houve?
Ele falou no ritmo poético e explicou-me: - Estou escrevendo. Vou botar no computador, imprimir e colocarei num quadro, pendurado na parede de frente a minha cama. Que frase linda professor! Que força tem esta frase!! O senhor resumiu perfeitamente o que o senhor estava querendo dizer, e foi mais longe que eu esperava! Onde leu isso professor?
Dei um sorriso sereno e disse; - Em quanto nenhum, foi pura alegria e entusiasmo de lhe ser mais preciso no que estava tentando dizer, mostrando que a vitória nesta partida, faz o meu adversário ser mais forte no próximo encontro comigo, logo a alegria da vitória é de curto prazo, pois há momentos no xadrez competitivo, que ensinamos, e outros aprendemos...
MORAL DA HISTÓRIA:
Quando fazemos o que gostamos, fazemos coisas mágicas, divinas, empolgante, somos éticos, responsáveis e somos formadores, tudo isto sem perceber, sem decorar, sem explicação... É aí, o que digo nas minhas palestras: “Não basta competência técnica, deve haver no profissional um entusiasmo por ensinar, aí quando isto é verdadeiro, sai palavras profundas e de formação do caráter do aluno, que lhe ajudarão na sua vida”.